Como funciona nossa criptografia de conhecimento zero
A criptografia de conhecimento zero é um método, incluindo algoritmos-padrão do setor, que usamos para desenvolver o LastPass. Em termos práticos, isso significa que a única pessoa que usa ou sabe sua senha mestre é você. Esse método aplica criptografia e hash com sal para gerar uma chave de criptografia usada para criptografar (ou descriptografar) seu cofre, onde suas senhas são armazenadas.
A criptografia de conhecimento zero funciona separando seus dados não criptografados de nossos servidores. Pense nisso como o cliente (local) e o servidor:
- O cliente é você — principalmente os dispositivos que você usa para acessar o LastPass.
- O servidor é o LastPass — especificamente nossos servidores, que são armazenados na nuvem.
Duas coisas acontecem com sua senha mestre. O LastPass usa PBKDF2-SHA256 com 600.000 iterações para derivar uma chave de criptografia. Em seguida, realizamos mais uma iteração e usamos isso como uma construção de autenticação separada. Quando a autenticação é concluída e o acesso ao cofre é liberado, usamos AES de 256 bits com a chave de criptografia para descriptografar (e criptografar) seu cofre.
O hash de autenticação faz a autenticação adequadamente ao garantir que sua senha mestre em texto sem criptografia corresponda ao hash de autenticação derivado armazenado no servidor.
Com a aplicação de tais métodos de criptografia e hash, apenas você tem acesso à sua senha mestre e aos dados confidenciais do cofre. Todas essas medidas protegem você contra ataques ao servidor.
Terminologia básica de criptografia
- Criptografia
Uma função bidirecional que converte texto sem criptografia (como sua senha mestre) em texto ilegível. O LastPass criptografa seus dados do cofre para protegê-los de pessoas mal-intencionadas. - Hashing/Hash
Uma função unidirecional que converte dados — como sua senha mestre descriptografada — em algo único e ilegível chamado de hash. O hash é armazenado no servidor para fins de autenticação. - Salting/Sal
O processo de salting pega uma informação, como sua senha mestre ou um hash de autenticação, e a torna mais exclusiva e ainda mais difícil de decifrar. Os valores de sal são diferentes para cada usuário e informação.