SSO  vs.  gerenciador de senhas

Compreenda as diferenças entre as soluções de gerenciamento de identidades e acessos e encontre a solução de segurança ideal para sua empresa e equipe.

Benefícios de soluções de gerenciamento de identidades e acessos

Seja uma solução de gerenciamento de senhas, uma ferramenta de gerenciamento de acesso privilegiado (PAM) ou um aplicativo de login único (SSO), as soluções de gerenciamento de identidades e acessos (IAM) são desenvolvidas para ajudar as empresas e seus funcionários a proteger e compartilhar informações com segurança, a fim de proporcionar uma experiência de usuário excepcional e reforçar a segurança cibernética.

Trabalhando remotamente ou no escritório, todos nós precisamos memorizar várias senhas complexas. A prática de usar a mesma senha para tudo coloca informações confidenciais em risco, uma vez que os criminosos cibernéticos podem obter acesso a várias contas com apenas uma senha. Porém, tentar decorar muitas senhas únicas e seguras também não é prático e pode prejudicar a produtividade. Esse impasse contribuiu com o desenvolvimento de soluções de gerenciamento de senhas.

As soluções de login único também ficaram mais populares. Pode ser difícil entender a diferença entre o gerenciamento de senhas e o login único, principalmente porque ambos resolvem problemas semelhantes de acesso e segurança. No entanto, existem diferenças importantes que devem ser observadas e podem afetar a forma como essas soluções são implementadas na sua organização.

O que torna o SSO diferente do gerenciamento de senhas?

Gerenciamento de senhas para proteger credenciais

Os gerenciadores de senhas fornecem cofres seguros na nuvem para armazenar senhas, endereços, cartões de pagamento e muito mais. Com eles, todas as suas credenciais são armazenadas em um único local protegido por uma senha mestre que desbloqueia o cofre. Esses gerenciadores preenchem automaticamente suas credenciais de login para que você não precise memorizar as senhas de vários sites da web e aplicativos, favorecendo a criação de senhas complexas e seguras.

SSO confiável

As soluções de login único oferecem aos funcionários acesso contínuo de confiança aos principais aplicativos, usando um só domínio para realizar o processo de autenticação e supervisionar o controle de acessos. Elas adotam protocolos de federação que incluem SAML e podem ser integradas a ferramentas de autenticação multifator (MFA), outros provedores de identidade, VPNs, firewalls e muito mais. Com o login único, sua organização tem visibilidade de quais usuários têm acesso a cada aplicativo e pode simplesmente autorizar ou remover esses acessos sempre que necessário.

EPM SSO
Senha única
• Uma única senha que desbloqueia o acesso a todas as credenciais
• Uma única senha que desbloqueia o acesso a todas as credenciais
Visualização centralizada
• Um cofre para armazenar, visualizar, gerenciar, editar e iniciar logins
• Um portal onde os funcionários podem visualizar e iniciar aplicativos
Gerenciamento de senhas
• Captura e preenchimento automáticos de qualquer login por formulário (incluindo os desconhecidos para a TI)
• Eliminação de senhas usando o SAML 2.0
Proteção e concessão de acessos
• Compartilhamento criptografado de senhas

• Um gerador de senhas que cria senhas longas e únicas
• Um catálogo de aplicativos pré-integrados para facilitar a implantação do administrador

• Suporte para aplicativos na nuvem, legados, móveis e no local
Administração, automação e políticas
• Um cofre para armazenar, visualizar, gerenciar, editar e iniciar logins
• Um portal onde os funcionários podem visualizar e iniciar aplicativos

Razões para sua organização adotar as duas soluções

As soluções de gerenciamento de senhas e login único funcionam melhor juntas. Ao usar apenas o login único, muitos sites da web ou aplicativos podem não ser protegidos por serem incompatíveis com os protocolos SAML ou LDAP ou por a TI nem mesmo saber da existência deles. O gerenciamento de senhas preenche essas lacunas a fim de fornecer acesso e segurança abrangentes.

Como o SSO e os gerenciadores de senhas podem trabalhar juntos

O gerenciamento de senhas e o SSO se complementam.

O SSO permite que o usuário final acesse vários aplicativos com um único conjunto de credenciais. Os protocolos, como SAML ou LDAP, armazenam as credenciais e verificam os usuários com segurança. Portanto, o SSO reduz o número de senhas, melhora a produtividade dos funcionários ao demandar menos logins e redefinições de senhas e reforça a segurança organizacional.

Uma solução de gerenciamento de senhas pode complementar o SSO, já que ele pode não ser capaz de abordar certos problemas de violações de dados e senhas. Se um aplicativo ou site da web não for compatível com os protocolos SAML ou LDAP, o gerenciamento de senhas oferecerá um método de armazenamento seguro das credenciais. Ele também oferece um método de compartilhamento seguro de credenciais de contas que precisam ser acessadas por vários membros da equipe. Assim, possíveis falhas de segurança causadas por credenciais não seguras são eliminadas.

62FB2ABC-70BE-4861-9BA7-752E50D2F13B-png

LastPass: proteção em cada ponto de acesso

Simplifique a experiência de integração de usuários e garanta o controle total sobre todas as senhas como parte da política de senhas da sua empresa.

  • Caso sua organização não utilize um provedor de serviços de SSO, o LastPass oferece uma solução de login único robusta que se integra ao seu gerenciador de senhas corporativo, para que sua equipe obtenha acesso ao que precisa rapidamente, sem riscos de segurança. Conte com um catálogo de mais de 1.200 aplicativos móveis pré-integrados e integrações personalizadas para obter acesso contínuo sem usar senhas.
  • Caso sua organização já utilize um provedor de serviços de SSO, o LastPass é compatível com Microsoft ADFS, Azure, OneLogin e Okta, simplificando a experiência de integração e eliminando a senha mestre, além de oferecer funcionalidades avançadas.
  • Para empresas sem uma solução de PAM, o LastPass auxilia o help desk de TI a gerenciar credenciais privilegiadas por meio de pastas compartilhadas, permissões com base em funções, vários níveis de acesso de administrador e rotação de senhas seguras.