Testamento digital
Deixe uma cópia da sua vida digital (senhas, contas online e ativos digitais) disponível para seus parentes.
O que acontecerá com nossas senhas quando morrermos? Apesar de ser um pensamento mórbido, precisa ser levado em consideração.
Um planejamento patrimonial tradicional pode acabar negligenciando o patrimônio digital de uma pessoa ao redigir seu testamento. Você não precisa depender da decisão de um tribunal de sucessões para obter acesso à propriedade digital de um membro da sua família que veio a falecer. Em vez disso, você deve preparar um ativo digital que contenha seus desejos finais, plano patrimonial, senhas, anotações seguras e muito mais.
Com o LastPass, fica fácil criar e armazenar um testamento digital para seus entes queridos. Com um testamento digital, você pode garantir que as pessoas de sua confiança tenham acesso a ativos digitais essenciais, como:
- códigos e senhas de computadores, smartphones e tablets
- códigos de correios de voz
- códigos e credenciais de contas bancárias
- senhas de contas de redes sociais
- anotações de assinaturas recorrentes, bem como os cartões de pagamento em que são cobradas
- credenciais de carteiras de bitcoin e outras criptomoedas
- documentos legais
- planejamentos patrimoniais
A criação de um testamento digital é um processo simples. Ao preparar um testamento digital, você quer garantir que todas as suas contas digitais sejam levadas em consideração e estejam prontamente acessíveis para familiares ou entes queridos. Você pode criar um testamento digital da seguinte maneira:
- Crie uma pasta segura intitulada "Testamento Digital" no cofre do LastPass.
- Salve e compartilhe todos os ativos digitais relevantes nessa pasta, inclusive senhas de contas digitais, códigos PIN importantes e anotações seguras.
Independentemente de querer criar um testamento digital para si mesmo, seus pais ou avós, você pode configurar e solicitar acesso aos ativos digitais seguindo estas etapas:
- Faça login no cofre do LastPass e navegue até o Acesso de emergência.
- Convide membros da sua família (contatos de emergência) inserindo o e-mail deles.
- Solicite que seus entes queridos aceitem os convites enviados.
- Em caso de falecimento, os membros da família convidados poderão acessar o cofre de quem se foi selecionando Acesso de emergência no cofre do LastPass e confirmando que desejam Solicitar acesso.
- Após um tempo de espera predefinido, esses entes queridos poderão acessar o testamento digital da pessoa falecida, incluindo planos patrimoniais, ativos digitais, documentos legais e muito mais.
Nada pode nos preparar para a perda inesperada de um ente querido. Conforme passamos mais e mais tempo online, criamos mais ativos digitais, como contas bancárias, redes sociais, contas de e-mail etc. No entanto, a partida de um ente querido não deveria significar a perda de sua propriedade digital.
Um testamento digital garante que os membros da família tenham acesso aos documentos e às informações vitais de quem se vai. De planos patrimoniais e documentos legais a senhas de contas online, seus entes queridos devem ter acesso ao legado digital que você deixar para trás.
Ao criar um testamento digital e compartilhá-lo pelo Acesso de emergência do LastPass, você pode garantir que amigos e familiares estejam preparados para o que quer que aconteça após sua partida.
Conheça outros recursos do LastPass
-
Gerenciamento de usuários
Gerencie as contas Families dos usuários, especialmente permissões de compartilhamento de senhas e pastas.
-
Compartilhamento de senhas
Compartilhe senhas, credenciais e notas seguras com pessoas de confiança.
-
Painel de segurança
Um local unificado para verificação da integridade e segurança de contas e senhas.
-
Cofre de senhas
Um local seguro e criptografado para todos os seus arquivos, senhas, notas e muito mais.